Microsoft Windows

Bloqueio de Websites em Portugal

Em Portugal, uma dita, Entidade Reguladora, decidiu impor às empresas de distribuição de Internet bloqueios a determinados websites que poderiam ter conteúdos piratas.

Para contornar este bloqueio, que atualmente, é apenas um bloqueio de DNS, podemos alterar os nossos DNS ou utilizar Apps que instalados nos nossos browsers, irão utilizar proxys que alteram a nossa localização física e assim permitir continuar a aceder aos websites bloqueados em Portugal.

Como o Fazer:

No Windows 10 e para que esta alteração tenha efeito em todos os browsers podemos alterar as definições de rede, alterando os DNS nas definições das placas de rede para:
8.8.8.8
8.8.4.4

Os clientes Meo precisam ainda de alterar os DNS do IPV6 para o seguinte:
2001:4860:4860::8888
2001:4860:4860::8844

Assista ao vídeo para ver todos os passos:


Se apenas pretende alterar os DNS nos Browers web pode aceder às galerias e instalar as apps que permitem utilizar proxys para contornar os bloqueios.

No caso do Google Chrome existe a Ahoy que quando instalada só fica ativa para os websites que se encontram bloqueados.

No caso do Mozilla Firefox pode-se instalar a ZenMate da mesma forma que instalamos no Google Chrome. A ZenMate fica sempre ativa fazendo com que alguns sites fiquem bem mais lentos.



Migração de Servidor AD + DNS Windows Server 2003 para Windows Server 2008

Atualmente, uma das funções que dá mais dor de cabeça aos técnicos de Informática é a Migração de servidores, devido às atualizações dos Sistemas Operativos. Recentemente tive que fazer a migração de uma pequena rede onde estava um servidor DNS + AD 2003 para um novo servidor com o Windows Server 2008 onde iria ficar o novo servidor DNS e AD.

O procedimento revelou-se ser bastante simples e correu bastante bem.

A seguir são demonstrados as várias etapas.

Siga também o vídeo abaixo:



1º. Adicionar o novo servidor como membro do domínio que irá herdar. O seu nome e IP serão atribuídos de forma temporária.

2º. Começo por realizar uma cópia de segurança no servidor 2003 para precaver algo que possa correr menos bem.

3º. Adiciono o serviço DNS no Servidor com Windows Server 2008 (servidor de destino).

4º. Adiciono o serviço de domínio Active Directory no servidor Windows Server 2008 (servidor de destino).

5º. Executar o comando dcdiag e o comando dnslint para verificar a instação correta do servidor de DNS e AD.

5º. Use o Assistente de Instalação dos Serviços de Domínio Active Directory (Dcpromo.exe) para transformar o servidor de destino num controlador de domínio. Segue-se as instruções que vão sendo apresentadas.
Será necessário correr vários scripts:  

  • adprep /forestprep
  • adprep32 /domainprep
  • adprep32 /domainprep /gpprep
  • adprep32 /rodcprep

6º. Neste passo, o novo servidor já é um servidor AD completamente operacional. No entanto é apenas mais um controlador de domínio em funcionamento. 



7º. De seguida, realizar os vários procedimentos existentes no filme para concluir a transferência do servidor de DNS.


8º. Verifica-se a convergência do servidor de DNS.

9º. Conclui-se a migração alterando a identidade e o IP do servidor 2003 e do servidor 2008. Deve-se reiniciar as máquinas e verificar se o servidor de DNS já adquiriu os novos IP's e as novas identificações.

10.º Por fim, deve-se rebaixar o servidor 2003 passando as funções de mestre de operações para o Windows Server 2008. Este procedimento não se encontra descrito no vídeo mas é um procedimento relativamente simples.
  • Acede-se às ferramentas adiministrativas e ao Active Directory. Clicando com o botão direito no domínio encontramos o nome do mestre de operações. Apenas necessitamos atualizar para o nome do Windows Server 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário